segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cristãos Protestantes, protestam?

"Meu filho, tema o SENHOR e o Rei; nunca faça parte de grupos revoltosos, porque eles serão destruídos repentinamente. Você faz idéia da destruição que Deus e o Rei podem causar?" [Pv. 24. 21,22]


Sobre os protestos que tem acontecido no nosso país no decorrer destas últimas semanas, tenho visto muitas colocações de cristãos e não-cristãos. E pasmei! Mas muitas delas coincidentes! Me surpreendi mais, ao ver "crentes" postando toda sua admiração, apoio a estes eventos e frases irônicas a outros evangélicos que não apoiam essas manifestações como eles o fazem...

Meu Deus, eu ter que me deparar com uma juventude na esfera acadêmica que tenha pouquíssimo "filtro mental crítico" em aulas e bibliografias [e, consequentemente possua uma dificuldade de interpretar os eventos contemporâneos ao menos de forma moderada] é uma coisa, até aceitável. Mas, ter que observar boa parte da juventude que se diz "cristã" [quando digo cristão, não me refiro a uma igreja específica] seguindo os mesmíssimos passos, me parece preocupante e frustrante até.

Por ser um assunto que envolve minha área de formação, não consegui resistir ao desejo de escrever sobre os reflexos desses eventos tanto na esfera espiritual quanto na política terrena. Quanto às críticas advindas de pessoas que se dizem "cristãs", ao fato da confusão com o significado da palavra "protestante", é necessário entender a Bíblia e entender o que a Reforma Protestante significou [e significa] nas nossas vidas.

Bom, como em quase toda postagem, enfatizo o fato de não ser "teóloga" e de não ter autoridade no assunto, mas tentamos falar daquilo do que refletimos sobre as Escrituras Sagradas. Para simplificarmos o que entendemos sobre o assunto podemos traçar uma linha do tempo, pois afinal, "passam os céus e a terra, mas a palavra de Deus [e seus princípios] permanece para sempre". 

Tudo o que existe, tem a finalidade de exaltar a glória e majestade do Deus Altíssimo. E todos os grandes fatos históricos [também da Igreja], desde a antiguidade até os tempos contemporâneos mostram isso. Uma das primeiras coisas que me veio à mente foi, as palavras do próprio Deus quando chamou Moisés para livrar o povo hebreu da opressão egípcia:
"E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O SENHOR Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao SENHOR nosso Deus. Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte. Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir. E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios," Êxodo 3:18-21
"E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder. Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia. Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do SENHOR teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis." Deuteronômio 8:17-19
E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder.
Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.

Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do SENHOR teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis.
Deuteronômio 8:17-19

 Tanto este fato, como os demais fatos históricos da Bíblia podemos observar alguns princípios válidos, que poderiam nos ajudar ao analisar a questão de associar-nos a "revoltas e protestas".
1 - Não é pela força do nosso braço que conquistamos vitórias e poder, mas pela força da mão do Grande Deus que permite e faz tudo o que lhe apraz.
2 - Nas grandes conquistas de Israel Deus preparou e levantou um servo seu para estar adiante [representar] de seu povo, era a este que o próprio Deus dava as diretrizes e estratégias das conquistas. Não foi assim com Moisés, com Gideão e com Davi? 

Os que não obedeceram esses princípios acima, ficaram como exemplos das revoltas que deram muito errado...
"E levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, chamados à assembléia, homens de posição, E se congregaram contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta-vos, pois que toda a congregação é santa, todos são santos, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a congregação do SENHOR? ...E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu. E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens. E eles e tudo o que era seu desceram vivos ao abismo, e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação." Números 16:2-3, 31-33
"Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito." Exôdo 32.1-4
 

Ok, e quanto à Reforma Protestante? 
É importante lembrar dela, mas mais importante é lembrar da Pré-Reforma. Neste período, a Igreja Católica detentava poderes políticos e espirituais. Mas o que eu quero marcar mais, é o poder da palavra. A Bíblia não era de livre acesso, só os eclesiásticos tinham acesso [e em latim]. 

Foi quando Deus começou a despertar e preparar alguns homens como John Wycliffe, Jan Huss que começaram a lutar para que a Palavra de Deus pudesse ser levada aos campos e lugares mais humildes. Para que a palavra fosse de acesso a todos, e começaram a traduzí-la. Muito grosseiramente foi isso, e através disto que as pessoas começaram a perceber que havia "falsos mestres" e enganadores da palavra. A Reforma foi uma luta pela Palavra e que foi encabeçada por homens dirigidos por Deus.

E os protestos do nosso País?
Não significa que seja proibido reivindicar nossos direitos, mas acredito que essas manifestações são muito superficiais! E há meios muito mais inteligentes e eficazes de se conseguir tudo o que quiséssemos como nação.




São superficiais porque pedem "mais educação, melhoria da saúde, mais isso e mais aquilo...". É tudo o que os políticos querem! Nada específico, nada que comprometa uma ação imediata. Demandas superficiais pedem soluções superficiais. O único ponto específico seria a resistência ao aumento das passagens e a possibilidade da gratuidade [Qual a lógica em pensar que o transporte público pago está do jeito que está e estabelecendo a gratuidade a qualidade aumentaria???].


Estou quase certa que boa parte de quem está nas ruas votou nulo ou branco, que outra grande parte não lembra qual deputado estadual/federal votou. Estão reivindicando o quê essas pessoas?? Foram elas que contribuiram para que a situação chegasse  ao ponto que chegou. A forma mais eficaz de se demandar as necessidades é pelo VOTO e através dele fiscalizar e pressionar os representantes eleitos na hora em que estiverem elaborando projetos de lei. [Que diga-se de passagem, a cada nova PEC tenho calafrios, são um verdadeiro atentado à democracia] Mas que democracia?? se nosso país, democracia é quase sinônimo de benefícios!



Para o tolo, o cometer desordem é divertimento; mas para o homem entendido é o ter sabedoria. Provérbios 10:23  




2 comentários:

  1. "A forma mais eficaz de se demandar as necessidades é pelo VOTO e através dele fiscalizar e pressionar os representantes eleitos na hora em que estiverem elaborando projetos de lei."

    E como se fiscaliza, na sua opinião? SÓ OLHANDO FEITO PALERMA? Não, tem q se cobrar, e cobrar até mesmo protestando, se existem pessoas vazias com objetivos vazios nesses protestos, isso não me impede de EU fazer a diferença como cristão nesse mundo. Não posso só me preocupar com o Céu, enquanto na terra estou, na terra sou luz, e luz não é só falar de Jesus. Resumir a vida cristã a isso é patético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor, Irmão João.

      Primeiro deixe-me agradecer-lhe por visitar e ler meu blog. Você fez uma boa pergunta, mas sua afirmação foi bem subjetiva.
      O próprio perfil do blog adverte desde o princípio que tudo o que for publicado terá sido escrito para "enxergar nossa realidade através das lentes do Evangelho". É verdade que estas lentes às vezes chocam as pessoas, assim como lhe aconteceu. Mas eu tento dar no texto não só a visão bíblica da situação como também a política [de minha formação].

      Quanto à sua pergunta, posso responder-lhe que no nosso país não há predominantemente uma cultura de "política verdadeiramente reflexiva" [ter a capacidade de filtrar critica e inteligentemente o que está em 'voga' sobre política]. Hoje em dia o que for repetido muitas vezes na mídia acaba colando e as pessoas reproduzem sem sequer terem consciência do que está saindo de suas bocas [porque da mente não sai nada]. Eu acredito que, se as pessoas estivessem constantemente averiguando [se informando] quais as ações efetivas para a sociedade e país em matéria de legislação por exemplo, os deputados teriam muito mais "medo" de não fazerem nada ou fazerem errado, porque temeriam a não reeleição ou às ações judiciais que a população pode demandar [sim, se pode] conhecida como AÇÃO POPULAR, é assim que se fiscaliza na minha opnião. Mas isso tudo dá muito trabalho, né? No nosso país é mais fácil ser "cidadão" indo para as ruas envolver-se com todos os tipos de pessoas e levantar bandeiras que nem se pretendia, acaba-se tudo num só 'balaio'.

      Meu irmão, quanto a sua colocação de "ser luz e deferente no mundo", eu é que lhe pergunto, como faz pra ser diferente sendo igual? Precisamos ter muito cuidado com essas coisas, o povo de Israel quando estava no deserto também estava cansado demais de esperar Moisés descer do monte com a lei, e pelo orgulho de crer numa 'autoprovidência' que não existe acabaram levantando deuses para si.
      Assim pode ser conosco, precisamos confiar e esperar pelas orientações do Homem de Deus em nossa vida [nossos Pais e Pastores], porque se quisermos conquistar Canaã pela força do nosso braço a gente acaba erguendo deuses como a Autoconfiança, vaidade e soberba em vez da Fé, da humildade e submissão à palavra de Deus.
      Deus nos guarde de tamanho mal. Deus te abençoe, irmão João; perdoe-me as muitas palavras, eu ainda não sei economizá-las, mas espero ter-me feito entender.

      No Amor de Cristo.

      Excluir