domingo, 9 de junho de 2013

Sobre namoro - Isaque, Rebeca e Jane Austen

"E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham. Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo. E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ela o véu e cobriu-se. E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera. E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe." 
[Saiba mais sobre Isaque e Rebeca nos capítulos 24 ao 26 do livro de Gênesis]

Como o próprio trecho da história relata, Isaque e Rebeca não chegaram a ter um namoro [como a maioria dos demais casais em seu contexto]. Mas há alguns pontos que sempre me chamaram a atenção [e fizeram suspirar, claro!] desde a primeira leitura desta passagem. A Bíblia traça desde o início o perfil de Isaque e Rebeca. Por exemplo: 
  • Apresenta Isaque como um homem dedicado e submisso a seu pai - Neste momento ele já tinha 40 anos, e não tinha tomado a iniciativa de escolher ele mesmo uma mulher para si daquela terra, Rebeca foi em todos os sentidos um presente divino especialmente dedicado a Isaque.
  • Isaque como um homem de oração, que se retirava para falar com Deus.
  • Apresenta ao mesmo tempo a reverência e honra próprias de uma moça temente a Deus - Sempre admirei e suspirei pela atitude de Rebeca de, ao ver aquele que seria seu amado, cobrir-se com o véu! Que atitude tão singela, recatada e tão honesta! Nós, moças cristãs deveríamos refletir sobre isso... 

A estratégia de Rebeca para ser atraente a seu futuro marido foi cobrir-se, recatar-se e deixar a função da curiosidade e conquista para Isaque. Isso vai além do cobrir o corpo e o exterior, fala de cobrir o carácter e postura honrosa descrita pelo Rei Lemuel no tão citado Provérbio 31º em relação à Mulher Virtuosa ("A força e Honra são seus vestidos...). Acredito que não deva ser muito atraente aos rapazes, garotas que vivam expondo seus sentimentos e carências ou até mesmo colocando-se em posição de "conquistadora" (Bem, ao menos aos rapazes sérios, creio eu). Acho vulgar e depreciativo para a honra de uma mulher que se coloca todo o tempo ao pé do ouvido do rapaz que deseja, e que praticamente implora por sua atenção e sentimentos. Isto não é humildade nem submissão, é vulgaridade.

Se um dia quisermos contar aos nossos filhos uma história bonita de amor, de como o pai deles se esforçou para conquistar a mãe deles, é necessário que essa futura mãe dê espaço para a "dificuldade mínima aceitável" que possibilitará a atitude do homem para conquistar seu coração e fazê-la certa da sinceridade de seus sentimentos. 


Aqui é onde entra minha admiração aos romances de Jane Austen. Ela retrata bem [o que hoje é um ideal] o código de conduta no momento do "cortejo". Toda a beleza do respeito, decoro e vergonha que impediam as moças de declararem-se, a reverência prestada dos homens quando alguma moça chegava ao recinto, esse suspense de nunca poder falar a sós e sempre deixar o que se sente implícito... Ah! Bendito século XVIII! Seguem alguns trechos:

 "Uma mulher deve ter um amplo conhecimento de música, canto, desenho, dança, e línguas modernas para merecer essa palavra (talentosa); e, aparte de tudo isso, deve haver algo em seu ar e em sua maneira de andar, no tom de sua voz, em sua forma de relacionar-se com as pessoas, e em sua expressão que, se não for assim, não merecerá completamente a palavra".
Jane Austen, Orgulho e Preconceito
"Um cavalheiro jamais arriscaria a reputação de uma dama."
Jane Austen, Emma
Para quem gosta de romances mas extravia seu tempo e mente com Nicholas Sparks, aqui fica uma dica que julgo bem útil. Evidentemente não é a mesma coisa, mas quem sabe que não lerá os livros de Austen, dêem uma olhada nos filmes, e duvido que não fiquem curiosos pelos livros! [Orgulho e Preconceito, Emma, Razão e Sensibilidade, Persuasão, Abadia de Northanger, Amor e Inocência - este é como se fosse uma biografia dela- e tem Mansfield Park, mas que eu não gostei muito não.]. Fica a Dica!


"Se você [moça] gosta de se sentir conquistada, o rapaz gosta de se sentir desafiado a conquistar. Portanto, não estrague isso."


Até breve, se Ele não voltar.

3 comentários:

  1. "Se você gosta de se sentir conquistada, o rapaz gosta de se sentir desafiado a conquistar. Portanto, não estrague isso."

    Deus te abençoe ainda mais, Dry!!!
    *-*

    ...E Ele continua usando a tua vida e teus conselhos, por hora, 'simpáticos!' (hahaha) pra me ensinar! ^^

    Grata a Ele por te ter por perto!
    Ainda mais grata pelo desejo que Ele te deu de escrever!

    Dios te Bendiga, menina Baylé! ^^



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Generosidade sua, Bela. Agradeço o incentivo, Deus te abençoe. :}

      Excluir
  2. Parabéns pelo post! Li alguns livros de Nicholas os quais considero muito bons. Mas mal posso esperar agora, por conhecer os de Jane Austin cujo desejo você acaba de me inspirar. De ante-mão tenho a sensação de que algumas lágrimas vão rolar com eles. Mais uma vez, parabéns. Márcio Maciel!

    ResponderExcluir