quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade...

Não sou "teóloga", eu gosto de escrever e amo a Bíblia. Dizer que gosto de escrever não implica necessariamente em fazê-lo com talento, eu apenas tento. Por isso, não espere muito destes pequenos escritos; encare este espaço como conversas e compartilhamentos de pensamentos entre jovens "que escrevem sobre o que seu coração está cheio".

“Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo, Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador. Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;”
[Tito 2:6-13]



Eu queria que a postagem de abertura fosse algo simples e essencialmente bíblico, mas acabei escrevendo demais. Tive de reescrever de maneira a encurtar o máximo as idéias [normal, vindo de mim].

Esse trecho foi escolhido por algumas razões:
É um trecho de uma carta paulina à um um jovem crente, como nós.
Que vivia numa sociedade corrompida e idólatra [Creta], uma ilha culturalmente cheia de divindades e mitologias sensuais; não muito diferente de nossos dias, não?
Exorta sobre o comportamento maduro que devemos ter como jovens cristãos em todas as esferas da vida, seja "na doutrina", [vamos adaptar "servos" para "trabalhadores"] na esfera profissional, e no convívio com os não seguidores de Cristo.

Na doutrina, Paulo aconselha que sejam "exemplo de boas obras" para que nosso testemunho seja irrepreensível e o adversário se envergonhe sem ter o que falar de nós.
Na esfera "profissional", o respeito e submissão aos superiores e em tudo agradáveis.
No convívio social com o mundo, nos aconselha a separar-nos da impiedade e concupiscências [que quando vivíamos pela carne os seguíamos], mas ao contrário nos aconselha a vivermos fazendo a diferença "sóbria, justa e piamente".

Mas porquê tudo isso?
Porque se não agimos assim, além de dar o que falar ao adversário estaremos defraudando a Doutrina de Cristo com o nosso comportamento. Os verdadeiros cristãos perceberão isso nas suas atitudes e os mundanos não perceberão nada, nada de diferente pois você estará sendo como um deles.  Por exemplo, não precisamos expôr as fraquezas de quem já tivemos algum tipo de conflito, há verdades que quando não edificam não precisam ser ditas. Manchar seus lábios com mentiras ou disseminação de intrigas e separação entre irmãos...

"Para que sejam Ornamento da doutrina de Deus"
A palavra que Paulo usa é Lealdade, e essa palavra merece letra maiúscula mesmo. Vou explicar o porquê. Veja como eu aprendi o significado dela:  Lealdade - Ser leal, cuidadoso e preservar a imagem e o bom nome daqueles que até mesmo não se importam conosco, ou até não sabem que dedicamos esse tipo de atitude à eles. [você a essa altura deve ter gritado pra si mesmo: COMOO??!]
 
Um exemplo prático: Um chefe descobre que seu empregado anda falando mundo e fundos sobre sua incompetência na chefia, quando esse empregado precisa ir conversar sobre qualquer outro assunto com o chefe os funcionários da chefia chegam para o Chefe e lhe avisam: Lá vem aquele funcionário que anda falando do Sr... O pedido do chefe surpreende a todos: Por favor, trate-o bem, não deixe que ele perceba que vocês já sabem, não contem a mais ninguém, não quero que ele fique constrangido comigo.

Essa história é verídica e aconteceu com o Pr. que ensinou o conceito de uma forma diferente a nós. Lealdade significa preservar o nome e a imagem de meus irmãos mesmo quando não há nenhum laço de compromisso entre nós. Isso se chama evangelho, isso se chama Cristianismo e isso sim é agir sendo Ornamento da Doutrina de Deus. Desde então, passei a admirar muito esse Pastor e a tentar imitá-lo.  
  
Aproveito o tema e compartilho o vídeo do Pr. John Piper ;)



Se Ele não voltar, até breve. 
    
 

3 comentários:

  1. Nossa...
    Muito bom!

    Parabéns pela iniciativa!
    De fato, logo no primeiro contato, posso afirmar que foi MUITO edificante.

    Deus te abençoe.
    Espero as próximas postagens (Se Ele ainda não houver voltado!)

    ResponderExcluir
  2. "Descobri agora de quem era este blog. Pensei que era de alguma escritora, alguém com costume de espalhar suas pérolas agradáveis pela grande rede. Deixa que não. Não me surpreendi pela beleza complexa das palavras, isso já era esperado. Eu me surpreendi porque não sabia que era tão suntuoso. Eu diria algo semelhante ao que disse a rainha de Sabá a Salomão: "que era bom, eu já ouvia falar, mas não sabia que era tão bom até ver pessoalmente". Obrigado por redigir e inventariar suas francas expressões neste espaço, do qual serei um comedido, mas assíduo e privilegiado leitor.

    TK."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado irmão Tk do "dia 18 azul",
      Nas suas palavras tão enriquecidas de adjetivos e comparações tão eloqüentes eu só posso observar uma coisa: a gentileza de um amigo querido que dentre tantos talentos possui o de estimular aos "amadores da escrita".
      O privilégio e o temor é meu, de tê-lo entre os meus [o plural não é sinônimo de 'incontáveis'] pacientes leitores.

      Deus te abençoe e recompense.

      Excluir