segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ao romper da Manhã


Quem pode medir o interior do coração e o que está contido nele?
E a intensidade daquilo que lá dentro guardamos, quem pode saber?
Qual o limite da "auto-inconsciência"? Até onde convivemos ou fazemos o mal sem conseguir perceber-nos como maléficos? Onde fica esse limite entre a auto-preservação e a auto-consciência?

As palavras, aprendi desde cedo a temer e desconfiar delas. Pois basta ter um pouco de talento para saber como combiná-las e fazê-las soar tão harmoniosa e poeticamente para que estas possam se revestir de um efeito dissimuladamente arrasador. É uma espada de dois fios : com elas [revestidas da verdade] podes fazer teu irmão, o amigo mais feliz e agradecido. E com a mesma, podes envenenar a alma de outrem, fazendo-lhe danos que perdurem até matá-lo espiritualmente.


"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto."


"Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito." [Provérbios 15:3-4]

Geralmente, quem muito procede dessa forma acaba criando um hábito e perdendo toda a sensibilidade do "Amai o próximo como a ti mesmo", chegando até mesmo a esquecer que aquele que é "O Caminho, a Verdade e a Vida" não toma por inocente o culpado. Isso faz referência a pensar muito bem que tipo de atitude temos com os demais, buscando sentir como seria estar no lugar passivo das situações.   

"Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens. Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado. O SENHOR cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente. Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é senhor sobre nós? Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o SENHOR; porei a salvo aquele para quem eles assopram. As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes. Tu os guardarás, SENHOR; desta geração os livrarás para sempre. Os ímpios andam por toda parte, quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados."
[Salmos 12:1-8]

 Mas graças a Deus, que o Senhor é bom e através de sua palavra nos ajuda a identificar nossas fraquezas e nos fortalece para lutar contra elas.


"Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
...Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
...Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz." [Tiago 3:2,9-11, 14-18]

É claro, que é sempre muito válido registrar que estes meus escritos são apenas "o lugar para onde corro quando a tinta da caneta acaba". Não há talento, não há sabedoria, nem explanação; só uma procura pela raíz daquilo que me salva de meus próprios medos de não voltar a crer nas palavras. 
Mas com a nossa submissão à tudo aquilo que vivenciamos, a ajuda certamente virá "ao romper da manhã".



Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.

A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito.
Provérbios 15:3-4
"Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente. Para sempre te louvarei, porque tu o fizeste, e esperarei no teu nome, porque é bom diante de teus santos."
Salmos 52:8-9

Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente.
Para sempre te louvarei, porque tu o fizeste, e esperarei no teu nome, porque é bom diante de teus santos.
Salmos 52:8-9
Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente.
Para sempre te louvarei, porque tu o fizeste, e esperarei no teu nome, porque é bom diante de teus santos.
Salmos 52:8-

Nenhum comentário:

Postar um comentário