domingo, 17 de fevereiro de 2013

"Eu poderia ter sido um herói, hoje sou um traidor"

"Assim diz o SENHOR, acerca de todos os meus maus vizinhos, que tocam a minha herança, que fiz herdar ao meu povo Israel: Eis que os arrancarei da sua terra, e a casa de Judá arrancarei do meio deles. E será que, depois de os haver arrancado, tornarei, e me compadecerei deles, e os farei voltar cada um à sua herança, e cada um à sua terra. E será que, se diligentemente aprenderem os caminhos do meu povo, jurando pelo meu nome: Vive o SENHOR, como ensinaram o meu povo a jurar por Baal; então edificar-se-ão no meio do meu povo. Mas se não quiserem ouvir, totalmente arrancarei a tal nação, e a farei perecer, diz o SENHOR." [Jeremias 12:14-17]


      É sempre importante buscar o contexto em que são emitidas as mensagens de Deus na Bíblia [seja qual for]. O Ministério do Profeta Jeremias, se deu em meio a um contexto político e econômico "mundial" bastante conturbado. O que nas Relações Internacionais chamamos de "Ascensão e Queda de grandes potências" da época. O Profeta Jeremias via que o conflito entre as três potências mundiais, a Assíria , o Egito e a Babilônia terminaria em triunfo desta última. E advertiu os judeus acerca dos pactos firmados com o Egito, que redundariam em desastre a longo prazo.
    Egípcios e Babilônicos disputavam a supremacia no Oriente Próximo. O Egito encorajou Judá a rebelar-se contra o controle Babilônico, o que fez o Rei Jeoaquim em 600 a.C., reter os tributos. Isso provocou a invasão da Babilônia a Judá em 598, além de invasões dos inimigos vizinhos de Judá, particularmente dos edomitas no sul. 

      Os falsos profetas porém, eram sempre otimistas, predizendo o bem, embora falsamente, para a nação de Judá. Jeremias por sua vez anunciava a terrível verdade. A exatidão de suas predições era tão grande que seus compatriotas sentiam que, de algum modo, ele era responsável pelos acontecimentos adverso, perseguindo-o como se fosse traidor.  Os edomitas eram da região do sul do Mar Morto [descendentes de Esaú], Assíria e Babilônia ficava na região do Iraque e o Egito, nas localidades atuais. Os chamados atualmente de Palestinos são da linhagem de Cão, descentes dos Filisteus.

Eu gostaria de apresentar hoje, a história incrível da salvação de um homem. O nome dele é Mosab Hassan Youcef, filho de um dos 7 fundadores da Organização Terrorista Hamas. O descobri por acaso, quando assisti o vídeo que disponibilizo logo abaixo, só que procurando saber mais descobri que havia um livro em que ele conta todo o seu testemunho impressionante. Claro que não resisti e comprei, e me sinto obrigada a indicá-lo a todos que se interessem por uma excelente leitura. Seu livro chama-se "Filho do Hamas", vale muitíssimo a pena!
    "Eu poderia ter sido um herói e motivo de orgulho para o meu povo, um combatente que dedicasse a vida e a família à causa de uma nação. Mesmo que eu fosse morto, minha história seria contada por muitas gerações, que se orgulhariam de mim para sempre. No entanto, em vez de herói, me tornei um traidor aos olhos do meu povo. Embora já tenham se orgulhado de mim, agora eu lhes causo apenas vergonha. Apesar de já ter sido Príncipe, agora não passo de um estranho em um país estrangeiro lutando contra a solidão e a escuridão.

    ...Aquele Novo Testamento, porém, era um presente. Como os presentes são honrados e respeitados na cultura árabe, decidi que o mínimo que eu podia fazer era ler aquele livro. Comecei do início e, quando cheguei ao Sermão do Monte, pensei: Nossa, esse tal Jesus é realmente impressionante. Tudo o que Ele diz é lindo. Eu não conseguia largar aquele livro. Cada verso parecia tocar uma ferida profunda em minha vida, transmitindo uma mensagem muito simples, mas que, de alguma maneira, tinha o poder de curar minha alma e me dar esperança.

       Então, li a seguinte passagem: "Vocês ouviram o que foi dito: Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus." [Mateus 5: 43-45] Fiquei atordoado com aquelas palavras. Eu nunca havia ouvido nada do gênero, mas soube imediatamente que aquela era a mensagem que estivera procurando por toda a minha vida." [Filho do Hamas]


 Eu não disse muita coisa sobre ele, mas pra instigar um pouco, ele na época em que estava conhecendo o evangelho trabalhou como agente especial do Shinbet. Ele foi agente especial de espionagem do Governo de Israel. Não sei se dá pra você entender a dimensão disso quando você lembra que dele como o filho de um dos fundadores da Organização do Hamas.





 

Meu inglês é limitado, mas deu pra entender bastante coisa. Ele basicamente rebate as críticas num programa árabe usando o próprio alcorão e dizendo explícitamente que o problema de seu povo chama-se: Maomé. Eu fiquei atônita com a ousadia e o destemor desse vídeo, mas ao mesmo tempo sinto um regozijo inexplicável ao ver que enquanto tantos pensam que há povos impossíveis de se alcançar, Deus levanta Jeremias no meio deles.



Nesse ano tive a grande alegria de descobrir alguns vídeos cristãos em árabe, este em particular me emocionou. Tenho 2 amigos egípcios [que aproveito e apresento-os em oração, chamam-se moro e iso] que me ajudaram com a letra e tradução. Há muita coisa acontecendo que não sabemos, e muita coisa acontecendo muito rápido...

Ohdek kol al magd [Dedico-lhe Toda a Glória]



"ohdek kol al magd/ w al kramte/
arfa3 edya n7wak w asba7 asmak /
an ta3tiny / lays mslak ya rab/
tsna3 al 3gaa'ba kolha /
tsna3 al 3gaa'ba kolha /

an ta3tiny / lays mslak ya rab
tstate3 kol shy2/ tstate3 kol shy2"


Ohdek kol al magd [Tradução]


"Dedico-lhe toda a glória / e dignidade/
Eu levanto minha mão para ti e louvo o seu nome / 
Porque ninguém é como você / você fez todas as maravilhas
Ninguém é como você / Ninguém é como você, Deus"



Salva o Oriente Médio, Jeová.

Salva moro, salva iso.

Um comentário: